Segunda-feira, 8 Julho

Os contratos da Secretaria de Estado de Saúde de Roraima (Sesau-RR), serão rigorosamente auditados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após suspeitas de irregularidades.

De acordo com o TCU, a aplicação dos recursos públicos possui falhas de gestão. A Sesau é comandada pela secretária de Saúde, Cecília Lorenzon. “Há muitas falhas de gestão e irregularidades na aplicação dos recursos públicos destinados às ações e serviços públicos de saúde em Roraima”, anunciou a Presidência ao Plenário do TCU.

Ainda conforme o anúncio, a situação é grave pela recorrência do problema. De acordo com o ministro Bruno Dantas, em pesquisa no sistema do TCU ocorrem vários processos que visam a apuração de irregularidades na Sesau.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, é alvo de denúncias e investigações desde a sua primeira gestão. Em maio deste ano a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou um requerimento solicitando informações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) sobre o contrato de R$ 30 milhões firmado com a MEDTRAUMA SERVIÇOS MÉDICOS para procedimentos cirúrgicos.

Cecília Lorenzon contratou a empresa que já havia sido denunciada pelo Tribunal de Contas (TCE-AC) por suspeita de desviar dinheiro. Denúncias também apontam esquemas que facilitam contratos milionários sem licitação na Sesau.

Ficou definido pelo TCU, o envio para apreciação do Plenário uma fiscalização no sistema de saúde pública do Estado de Roraima no Plano Operacional da Secretaria Geral de Controle Externo do Tribunal. O objetivo é identificar possíveis falhas e fragilidades na gestão e eventuais evidências de malversação de recursos públicos federais.