Terça-feira, 28 Maio

Ocorre entre os dias 25 e 26 de abril a IV AMOSTRA AMAZONAS AQUI TEM SUS. O referido evento, que serve como etapa classificatória para a amostra nacional, é organizado pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Amazonas – COSEMS/AM, e apresentará boas práticas na área de saúde que ocorrem na Capital e no Interior do estado.

COSEMS/AM

O COSEMS/AM é uma entidade privada sem fins lucrativos que representa os Secretários de Saúde dos 62 municípios do Amazonas, e tem sido envolvida em muitas polêmicas ao longo dos anos.

INSATISFAÇÃO

Insatisfeitos com o chamado “aparelhamento da representação dos municípios na saúde”, secretários municipais – alguns que inclusive preferiram não participar do evento – procuraram o Portal para denunciar o favorecimento de municípios específicos na atuação da entidade.

Nas palavras de um secretário, que colaborou com a reportagem na condição de anonimato, “O COSEMS/AM é o quintal de casa da atual secretária de Manicoré, Adriana. Ela já foi presidente, funcionária, compõe a atual diretoria e o marido dela trabalha lá! Ela foi premiada na mesma amostra quando era secretária de Tefé e será agora novamente”.

CARREIRA POLÊMICA

Maria Adriana Moreira possui uma longa carreira na saúde pública do Amazonas, e coleciona problemas.

Secretária de atenção à saúde do interior durante o Governo José Melo, chegou a depor durante a Operação Maus Caminhos.

Após voltar a peregrinar pelos municípios do interior, foi condenada pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver quase R$ 1 milhão, entre multas e alcance, aos cofres do município de Tefé, onde foi secretária de saúde entre os anos de 2017 e 2020. Segundo populares do município, Maria Adriana foi uma das grandes responsáveis pela derrota eleitoral de Normando Bessa.

DEMISSIONÁRIA EM MANICORÉ

Atentos às práticas da gestora municipal, em fevereiro de 2023 o TCE e o Ministério Público do Amazonas suspenderam processos licitatórios na área de saúde em Manicoré.

Tal ação acendeu o alerta do Prefeito Lúcio Flávio que já teme, assim como Normando Bessa, uma derrota eleitoral pela má gestão de sua secretária de saúde.

Segundo nossa fonte, nesta última semana, como forma de tentar manter seu cargo em Manicoré, o município foi premiado num evento denominado I Mostra Imuniza SUS Amazonas. Tal evento também foi organizado pelo COSEMS/AM e coordenado pelo marido da Secretária Adriana Moreira. Essa teria sido a gota d’água para a rebelião dos secretários que decidiram procurar o Portal.

MARIDO É EX-FVS-RCP

Ainda segundo os secretários municipais insatisfeitos, Cristiano Fernandes, marido de Adriana, foi exonerado da Presidência da FVS-RCP durante a pandemia. Depois disso, teria sido contratado pelo COSEMS/AM para função incerta.

Hoje, esposa e marido são vice-presidente e colaborador da entidade respectivamente.

O OUTRO LADO

Procurados por nossa redação, nem COSEMS/AM ou sua vice-presidente foram alcançados.

O espaço segue aberto para eventuais manifestações.