Domingo, 26 Maio

A família do governador de Roraima Antônio Denarium é investigada por envolvimento no garimpo ilegal praticado no estado. A irmã do governador, Vanda Garcia de Almeida e o sobrinho, Fabrício de Souza Almeida, foram alvos de uma operação da Polícia Federal contra lavagem de dinheiro oriundo do comércio de ouro ilegal em fevereiro deste ano.

Conforme matéria do Norte Investigação, exibida pelo grupo Norte de Comunicação, o esquema teria movimentado R$ 64 milhões em pouco mais de dois anos. O grupo criminoso usava empresas de fachada para lavar dinheiro da compra e venda de ouro extraído ilegalmente na região de garimpo nas terras Yanomami.

A matéria mostra as apreensões na casa do sobrinho do governador feita pela PF. No local a polícia encontrou um grande número de armas, entre elas, um fuzil. Fabrício seria colecionador, caçador desportivo e atirador.

Conforme dados apresentados na reportagem, “um relatório divulgado em abril de 2022 pela Hutukara Associação Yanomami, mostrou que em 2021 era até então o ano de maior destruição provocada pelo garimpo ilegal na região. A mineração ilegal polui rios e afeta diretamente o meio de vida dos povos que vivem na floresta. No começo do ano, o governo brasileiro decretou estado de emergência em saúde para atender casos de subnutrição aguda em território Yanomami”.

Essa não foi a primeira vez que a família do governador de Roraima se envolveu em denúncias. Denarium utilizaria uma empresa do ramo imobiliário, que tem sua esposa como sócia, como agência de empréstimo bancário, onde cobraria juros muito acima dos praticados no mercado. Várias denúncias contra a empresa da esposa dele já foram apresentadas ao MP.

O Norte Investigação também teve acesso a outra denúncia realizada à PF envolvendo o nome de Denarium. Um empresária conhecida como Silvana, do município de Alto Alegre, solicitou do governador de Roraima, a transferência de dois policiais militares que suspostamente estaria atrapalhando negócios envolvidos com garimpo da região.

Confira a reportagem completa: